top of page
Search

Velas: amor em chamas

Updated: Jul 3, 2024




Para quem nasceu em uma família católica ou umbandista, kardecista, dentre varias outras religiões, o uso das velas não é novidade, apesar desse uso ser comum em várias religiões não é difícil encontrar pessoas que não sabem o porque seguem esse ritual tão poderoso. Se você é uma das pessoas que adora acender uma vela mas não sabe necessariamente para o que ela serve não desgrude os olhos desse artigo, prometo que ele vai acabar com a maioria das suas dúvidas.


Deixe sua vela e seu fósforo ao seu lado e prepare-se para amar ainda mais o fogo da espiritualidade.


Afinal de contas, para que firmamos as velas?

Sabemos que as velas não são utilizadas somente no sentido espiritual, as velas foram um dos nossos principais modos de iluminação antes do aparecimento da electricidade e tiveram antecessores ainda mais rudimentares, mas dentro de tantas utilidades como é que a vela foi parar dentro das religiões? Não sabemos exatamente a resposta para essa pergunta o que sabemos é que para os gregos as velas simbolizavam o luar e constatou-se que na Grécia as velas eram usadas ao 6º dia de cada mês como adoração a Artemisa, a deusa grega da caça.


A simbologia da vela mais simples é de trazer luz para afastar a escuridão do nosso ser. Entretanto firmar uma vela (já vou entrar nesse mérito sobre firmar e não acender vela) vai além de apenas afastar a escuridão. O tempo é relativo, já dizia o gênio Einstein, e no mundo da energia espiritual o tempo é ainda mais rápido. Quando estamos fazendo uma oração nos focamos em pedir e agradecer o mais fortemente possível, entretanto o sono vem, o dia começa e logo nos esquecemos do que foi agradecido/pedido, ai que entra o principalmente significado de firmar uma vela.


Quando fazemos uma oração direcionada a vela a energia do fogo é ''testemunha''de nosso pedido. Enquanto a vela queima ela esta emanando nosso agradecimento/pedido para o mundo energético espiritual, fazendo que sempre que olharmos essa vela lembrarmos do propósito que ela foi firmada, assim intensificando nosso agradecimento/pedido.


Por que firmar e não acender uma vela?

Quando acendemos uma vela ela pode ser somente para iluminar um local, quando firmamos uma vela ao acender o pavil estamos firmando nosso agradecimento/pedido, a vela terá um significado especial, seu agradecimento está firmado para um determinada(o) deusa, deus, orixá, anjo de guarda, devas, dentre de tantas outras deidades para quem você vai dedicar essa vela.


Lembre-se: acender uma vela para iluminar, firma uma vela para dedicar.


Qual formato de vela devo escolher?

Existe uma imensa gama de velas. Para agradecimento a deidades, orixás, santos, anjo de guarda, devas aconselho velas palito. Se você quiser que seu pedido dure mais velas de sete dias são uma ótima opção, entretanto todos os dias troque a água do copo e reafirme seu pedido. Para abençoar e fazer com que o ambiente fique mais aconchegante aconselho velas pequenas, aqueles redondas, para que elas tenham o poder de mudar a energia do ambiente sempre as firme com verbos positivos e que combinem para a energia que você quer ter no ambiente.


Qual cor de vela posso usar?

A cor da vela é muito importante, dependendo da cor da vela o pedido é mais harmonizado, abaixo você pode encontrar a melhor cor de vela e para qual deidade, orixá, santo, anjo, devas você pode acender.


Branca:

A vela branca tem o poder de trazer paz, tranquilidade/paz de espirito, equilíbrio e clareza nos momento de dúvida da vida ou quando não sabemos muito bem o que fazer da vida. Tem o poder de despertar o que há de mais puro em nós, assim como a criatividade, pois simboliza o feminino. Reforça os laços familiares.


Deidades: Essa vela é muito usada para acender para o anjo de guarda; Oxalá (Epababa); Jesus Cristo; Khrisna, a deusa-mãe hinduísta e das monatnhas Parvati; a deusa romana da lua e também Deusa-mãe Diana; a deusa-mãe nórdica Frigga, a deusa grega da lua, caça e animais selvagens Artemis; a deusa grega da inocência e da pureza Astréia; a deusa celta da sabedoria e da poesia Brigit; o deus grego do sol Apolo; a deusa inca da lua Kilya; a Deusa egípcia da verdade, justiça e ordem do universo Maat.


Verde:

A vela verde simboliza a saúde física, o conhecimento, estimula a verdade, a abundância. Quando tiver alguma doença na família ou sentir falta de harmonia em seu corpo, evoque esta cor e perceba que sua energia voltará a vibrar normalmente.

Deidades: O orixá Oxóssi (oke arô meu pai), as deusas egípcias da fertilidade Bat e Ísis; o deus egípcio da vegetação e da fertilidade Osíris; o deus e a deusa da fertilidade nórdica Freya e Frey; a deusa da fertilidade e compaixão Kuan Yin, o deus asteca da fertilidade, vento e sabedoria Quetzalcoatl.


Amarela:

Esta cor traz alegria, calor e movimento, além de criatividade. Se estiver se sentindo abatida, depressiva ou desanimada, esta é a vela que deve acender. Se trabalhar com arte, literatura ou algo que envolva ideias, sempre que se sentir bloqueada, vale a pena invocar esta cor.

Deidades: A orixá Oxum (oraeieiô mamãe Oxum); a deusa solar japonesa Amaterasu; o deus nórdico da bondade, beleza e sabedoria Balder; o Deus do sol, dos oráculos e profecias Shamash;


Vermelha:

nos ajuda com causas urgentes e decisões complicadas. Sempre que você se encontrar em uma situação delicada, acenda esta chama e emane pensamentos positivos ao universo que sua prece será atendida. A resposta surgirá em sua mente.

Deidades: O orixá Ogum (ogunhê meu pai); a deusa hindu guerreira Durga; o deus nórdico, deus-pai e guerreiro Odin; o deus grego da paixão e da fertilidade Eros; o deus nórdico do fogo Loki; o deus pagão do fogo Cearas; o deus chines do fogo Chu-Jung; o deus eslavo das tempestades e da guerra Cernunos; o deus grego do vinho, da liberdade e dos impulsos espontâneos Dionísio; a deusa grega da lareira Hestia; a deusa polinésia dos vulcões Pele;

Azul:

Além de trazer tranquilidade, a cor azul é ótima para atrair prosperidade e abrir caminhos no campo profissional. Sempre que precisar tomar uma decisão com relação ao trabalho, ou se quiser um emprego novo, acenda esta vela e faça seu pedido com coração aberto. Vela ótimo também para quando precisar da força maternal.

Deidades: a orixá Iemanjá (odociá mãe Iemanjá); o deus romano do mae Netuno; o deus grego do mar Poisedon; a deusa egípcia do céu Nuit; o deus nórdico do mar Thor; a deusa hindu do céu Aditi; o deus babilônio da água, senhor da sabedoria e patrono da magia, arte e ofícios Ea; a deusa egípcioa da beleza e dos céus Hathor.


Marrom:

Tras força para aqueles que precisam enfrentar alguma situação difícil na vida, também é a cor da justiça e da igualdade, pois quando todas as cores se misturam o marrom é o tom obtido na maioria das vezes. Marrom é a cor da sabedoria ancestral pois está ligado a terra.

Deidades: o orixá Xangô (kao cabecilê Xangô); o deus irlandês senhor da sabedoria Daghda; a deusa pagã mãe da terra Frija; a deusa grega da morte, da terra e do conhecimento Hera; a deusa mesopotâmia da terra Ninhursag; a deusa romana da colheita e da fertilidade Ceres.


Laranja:

Incentiva a criatividade, as atividades artísticas e desportivas. E uma revitalizadora de todo o organismo. É excelente auxiliar para quem quer receber luz, espiritualizar-se e aumentar seu poder mental.

Deidades: a orixá Iansã (Eparrey minha mãe); a deusa romana da colheita Ceres; para a deusa grega da fertilidade Deméter; o deus grego da colheita e sabedoria Saturno.


Roxo/violeta:

O violeta é a cor da espiritualidade e esta vela serve para limpar as energias de um lugar ou pessoa. Você também pode usá-la quando alguém não estiver agindo corretamente. Com ela você pode transmutar o comportamento da pessoa assim como a vibração de um lugar específico.

Deidades: a orixá Nanã (salubá Nanã); a deusa grega da sabedoria e das artes Atena; o deus romano do vinho Baco; o deus egípcio da lua, sabedoria, magia, artes e ciência Thoth.


Rosa:

Esta é a cor do amor e dos relacionamentos. Ela é ideal para quando você precisar fortalecer seu relacionamento ou quando quiser praticar o amor próprio, podendo também ser usada para trabalhar sua criança interior.

Deidades: o orixá Ibeji (oni ibeji); a deusa grega do amor Afrodite (<3); a deusa fenícia do amor Astarte; a deusa do amor do budismo japones Benten; a deusa romana do amor e da beleza Vênus;


Preta:

O preto limpa a negatividade, abre os níveis do inconsciente, usado em rituais para induzir um estado de meditação, simboliza a reversão, desdobramento, proteção, libertação, repelindo as formas mentais de energia negativa. Atrai a energia de Saturno; Representa a Deusa. Simboliza a morte, lembrando que não é sempre que falamos de morte é no sentido ruim, no sentido figurativo da palavra é a morte do ego, uma transformação na vida, deixar morrer o que não presta mais para vigorar bons sentimentos.

Deidades: o orixá Exu (laroyê, Exú é mojubá); a deusa hindu da morte, personifica as forças escuras e aterradoras da natureza Kali; a deusa irlandesa da guerra, morte e destruição Morrigan; a deusa Anu Deusa-Mãe, Deusa do amanhecer e emusa da morte e dos mortos; deus egípcio da morte Anúbis; o deus grego da morte Hades; a deusa grega da lua, deusa neo-pagã da fertilidade e da magia da lua, protectora de todas as Bruxas Hécate.


Existe um ritual para acendermos uma vela?

Rituais são parte do nosso história e podem fazer parte do nosso dia a dia também, como dedicar um tempo para se sentir bem durante a manhã, tomar café da manhã saboreando sua refeição, sem pressa, sem prestar atencão em mais nada, portanto é importante se ter um ritual para firmar sua vela.


A seguir o ritual que mais gosto para firmar velas:

  • Vela

  • Suporte para vela

  • Copo d'água

  • Incenso

  • Alguma erva ou flor

  • Um cristal

Escolha um horário do seu dia em que ninguém possa te interromper. Escolha uma vela que melhor combine com seu momento e/ou que represente a deidade da qual você gostaria que te ajudasse.


Crie um ambiente aconchegante para firmar sua vela, Acenda um incenso, coloque o copo d'água ao lado, deixe o seu crista por perto, afinal de contas ele também se energiza com o poder da vela.


Firme a vela usando verbos e pedidos positivos, verbo é ação, intensifique o tom da fala quando você for usar os verbos. Certifique-se de que os verbos e palavras que você esta usando são verbos positivos, para que o pedido possa ser positivo também. Não se lamente diante a uma vela, mesmo que você esteja triste, deprimido, estressado, tente apenas afirmar coisas boas, peça ajuda a deidade para qual você está firmando a vela, tendo um poder altamente eficaz para curar dores da alma. Se você está triste peça ajuda para que a felicidade se torne um hábito na sua vida. Se você está estressado peça que a paciência seja um dom a ser cultivado e assim por diante com qualquer problema que você estiver passando.


Agradeça essa oportunidade de poder se conectar com o sagrado e sempre que você olhar para a vela feche os olhos rapidamente e agradeça por seu pedido estar sendo atendido diante do seu merecimento.


Firma sua vela em um local seguro, compre um suporte firme para que ela não caia e de preferencia em um local mais alto que a visão de seus olhos.


Qual oração posso fazer?

Sempre comece seu ritual agradecendo, agradecer é a melhor forma de pedir. Quando você tiver que pedir algo fale o porque você é digno desse pedido, sempre lembrando em ter cuidado com o pedido, afinal, você pode pedir tudo, mas nem tudo convêm.

Vou passar uma oração base para firmar a vela, mas fique a vontade para fazer um mantra, uma oração espontânea que você sentir no oração.


Querida mãe, pai, filho criadores.

Agradeço a oportunidade de evolução que estou vivendo nesse momento como um ser em vossa sagrada natureza. Admito meus erros e agradeço a oportunidade de poder conserta-los nessa existência.

Agradeço principalmente a dadiva que me dada de poder respirar profundamente e sentir a vida todas as manhãs, agradecendo também o alimento que nunca me falta, a presença de todas as pessoas que me ajudam a evoluir nessa vida e o teto que sempre me proteje quando a noite vem me abençoar.

Aproveito esse momento para pedir humildemente a (coloque o nome da deidade que você gostaria que te ajudasse) que me proteja e me abençoe nesse momento da minha vida. Peço que (coloque o seu pedido) diante do meu merecimento e de minha evolução.

Que assim seja e que assim se faça.


Considerações finais:

O poder da vela é extremamente intenso, tudo o que se for pedido voltará em dobro para você, então caso você acenda com verbos negativos ou desejando o mal para alguém quem vai mais pagar por isso é você mesma!

Acenda sua vela pelo o menos uma vez por semana, ainda mais se essa vela for para o anjo de guarda, aquele que sempre te acompanha e te guia nessa missão na terra.

Tire um tempo para você firmar sua vela, se conecte com o divino que existe em você, <3


Namastê!

 
 
 

Recent Posts

See All

Comments


"deixe a espiritualidade te guiar no caminho mais elevado que ressoa com a sua alma."

@taldetal

  • alt.text.label.Instagram
  • TikTok
  • Spotify
  • Twitter
  • Facebook
bottom of page